Ao minuto 15 do encontro entre o Tramaga de Ponte de Sor e a União Desportiva da Chamusca, para a Taça Inatel, neste domingo, 30 de Março, um jogador da equipa ribatejana sofreu uma paragem cardiorrespiratória em campo.
O Desfibrilhador Automático Externo, instalado no Estádio Municipal da Chamusca, foi fundamental para salvar o futebolista, de nacionalidade angolana.
António Chirack dos Anjos integrou o 11 inicial da equipa da Chamusca, quando, ao minuto 15 do jogo que se iniciou pelas 16 horas, se sentiu mal, caindo inanimado no terreno de jogo.
“Parecia que estava a ver ao vivo a cena do Fehér”, relatou um adepto ao Notícias do Sorraia.
A equipa da Chamusca celebrou hoje o seu 36° aniversário.
O desfibrilhador existente no estádio acabou por se revelar fundamental para reverter a paragem cardiorrespiratória.
Com o atleta inanimado no relvado, uma enfermeira que se encontrava nas bancadas iniciou manobras de reanimação, tendo ministrado cinco choques aplicados, segundo confirmou Rui Saramago, comandante dos Bombeiros Voluntários da Chamusca.
Um bombeiro que se encontrava igualmente na assistência auxiliou também nas manobras de socorro, tendo depois encaminhado o processo à chegada dos meios de socorro, nomeadamente uma ambulância dos Bombeiros da Chamusca e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Distrital de Santarém, para onde foi encaminhado o jogador, que, felizmente, deu entrada já estável no serviço de urgências.
Entretanto, o Grupo Desportivo e Recreativo da Tramaga já emitiu um comunicado a dar conta da situação, do jogo que foi adiado para data a definir e desejou uma recuperação rápida e muita força também para o clube da Chamusca.


