A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) participou no FCSAL – Fórum de Cibersegurança na Administração Pública, que decorreu nos dias 27 e 28 de março, no InWave – Incubadora da Ribeira Grande, localizado na Ilha de São Miguel, Açores.

Este evento reuniu especialistas e representantes de diversas entidades intermunicipais para debater desafios e soluções no âmbito da cibersegurança aplicada à administração pública.

A agenda do FCSAL incluiu temas fundamentais para a evolução da segurança digital no setor público, nomeadamente: Estrutura, objetivos, gestão e próximos passos do FCSAL; Partilha de Boas Práticas em Cibersegurança (por Pedro Batista – Governo Regional dos Açores); Threat Update do ecossistema municipal; Partilha de iniciativas para otimizar recursos municipais com foco nas pessoas; Análise à Transposição da Diretiva NIS2 em Portugal; Educação para a Cidadania Digital.

O maior destaque foi dado à iniciativa “Educação para a Cidadania Digital”, uma ação de sensibilização promovida pela comunidade FCSAL, que decorreu na quinta-feira, em diversas escolas secundárias e do 3º ciclo do ensino básico das cidades de Ribeira Grande, Ponta Delgada e Lagoa.

Esta sessão contou com a participação de representantes de entidades intermunicipais portuguesas, tendo sido realizada em formato auditório e com duração aproximada de 1h30min. Os conteúdos, desenvolvidos pelo Centro Internet Segura, tiveram como principais objetivos: promover a inclusão, literacia e cidadania digital, empoderar e capacitar o utilizador e ainda combater os conteúdos ilegais online.

A participação da CIMAA no FCSAL reforça o seu compromisso com a cibersegurança e a promoção de boas práticas digitais no setor público, contribuindo para a capacitação de cidadãos e organizações na era digital.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: “Ainda sem qualquer justificação”, Luís Rosinha garante luz e água a 100%

O presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, a propósito do "dia de ontem, dia atípico…