Obras de 12 artistas e coletivos vão estar expostas no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), distrito de Portalegre, a partir do dia 12 de Abril, numa mostra promovida pela Appleton – Associação Cultural, foi hoje anunciado.

A exposição coletiva, intitulada “Diante do Tempo”, tem inauguração marcada para as 16:30 do dia 12 no MACE, onde vai poder ser visitada até 05 de julho e, até ao próximo ano, ainda vai passar por Castelo Branco, Coimbra e Lisboa.

Em comunicado, a organização, que acrescentou que o projeto engloba residências em Arraiolos, no distrito de Évora, explicou que “Diante do Tempo” está ligada à história da Appleton, estrutura sediada no bairro lisboeta de Alvalade e que celebra este ano o seu 18.º aniversário.
Albano Silva Pereira, Ana Hatherly, Belén Uriel, Joana Villaverde, Michael Biberstein, Osso Exótico, Pedro Diniz Reis, Pedro Falcão, Sara Graça, Sara & André, Sara Mealha e Susana Mendes Silva são os artistas que participam na mostra com obras, muitas das quais inéditas.

A iniciativa, segundo a Appleton, “propõe uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo na arte contemporânea, proporcionando um diálogo entre diferentes gerações de artistas e estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro”.
“As peças exploram temas como a relação entre arte e património, política, temporalidade na matéria e na perceção e afeto. O programa conta ainda com performances, concertos e momentos de mediação”, lê-se no comunicado.
“Diante do Tempo”, cujo programa foi concebido pela fundadora e diretora da Appleton, Vera Appleton, revisita obras de artistas que marcaram a história da desta estrutura, “complementadas por novas criações e documentação específica”.
“A exposição será acompanhada por textos produzidos por curadores e historiadores de arte, visitas guiadas, conversas e uma temporada especial do Appleton Podcast. O culminar do projeto será a edição de uma publicação com imagens e textos sobre as obras apresentadas”, de acordo com o comunicado.

A inauguração da exposição na cidade alentejana de Elvas vai incluir “dois momentos especiais”, destacou a entidade promotora.
O programa integra uma visita guiada à exposição pelos artistas e autores dos textos, conduzida por Vera Appleton, e a apresentação da obra “Kalliope” do coletivo Osso Exótico, no Auditório São Mateus, pelas 15:30.

Este é o momento inicial do projeto que o mesmo coletivo apresentará no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em novembro deste ano, e em Lisboa, em março de 2026.
A mostra “Diante do Tempo” é organizada pela Appleton em parceria com o MACE, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o Centro de Artes Visuais, em Coimbra, e a Córtex Frontal, em Arraiolos.

A parceria entre os vários espaços foi criada no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

HYT (JRS) // RRL
Lusa/Fim

Foto de Arquivo LE

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Chuva e aguaceiros acompanhados de descida de temperatura, para esta quarta-feira

Períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas regiões Centroe Sul. Vento forte no Al…