A Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Elvas manifestou, através de um comunicado enviado ao Jornal “Linhas de Elvas” a sua preocupação por considerar que “o município contínua a fazer uma manutenção curativa e não preventiva dos seus equipamentos municipais e do Património do concelho de Elvas”.
O PSD de Elvas recorda que desde agosto de 2023 tem alertado para a necessidade de uma intervenção mais preventiva por parte do município, denunciando o agravamento de problemas que poderiam ser evitados com uma atuação atempada.
O caso mais recente mencionado refere-se ao incidente ocorrido no Complexo Municipal de Piscinas, cujo telhado foi arrancado por ventos fortes. Segundo o comunicado, “Na reunião de câmara de 11 de dezembro de 2024, a vereadora Tânia Rico questionou o Sr. Presidente, pois corriam rumores que uma parte da cobertura não estava segura e até estaria em risco de queda. Esses rumores foram então confirmados pelo Sr. Presidente e que de facto existiam esses graves problemas e que iriam ser resolvidos. O que é certo é que com o agravar das intempéries é necessário que a autarquia cada vez mais se mostre preocupada e precavida para estes eventos, tendo em conta a identificação prévia de situações de risco em equipamentos e monumentos”.
O PSD destaca ainda “a situação da Rua dos Lagares, encerrada há vários anos devido ao risco de derrocada da muralha fernandina, e alerta para o perigo de abatimento de parte da Avenida de São Domingos”.
A par destas preocupações, a concelhia do partido denuncia também “o estado degradado em que se encontra parte do património classificado de Elvas, como disso é o caso das guaritas presentes nas muralhas e fortes, em que temos como exemplo a queda de uma guarita no Forte da Graça em setembro de 2021 e que, há mais de quatro anos, aguarda ser reconstituída, vergonhosamente permanecendo os seus destroços à vista dos visitantes e turistas”.
“Agradecemos que haja mais preocupação e precaução por parte da Câmara Municipal de Elvas”, concluem.
O partido também enviou a seguinte foto a este semanário

