A Câmara Municipal de Vila Viçosa emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Ana Soeiro, engenheira, membro da Confraria Gastronómica do Alentejo, representante de Portugal no Comité Europeu das IGs entre 1992 e 2007, que desenvolveu o sistema de identificação e valorização dos produtos tradicionais portugueses em Portugal e junto da Comissão Europeia.
Consultora de Autarquias e Agrupamentos de Produtores na recuperação e valorização dos produtos e produções tradicionais, a pedido da Comissão Europeia, da OMPI e da EPO, Ana Soeiro fez missões sobre IGs em 28 países da Europa, Ásia, África e América do Sul. Secretária-Geral da QUALIFICA – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses, de 2009 a Junho de 2015.
Desde 2015 era Directora Executiva da QUALIFICA/oriGIn PORTUGAL e Vice-Presidente para a Europa do Movimento Internacional oriGIn e integrava os Grupos de Trabalho Europa e IGs para produtos não alimentares.
Foi também autora e responsável técnica de publicações nacionais e estrangeiras sobre produtos tradicionais e sistemas de qualificação (IGs), do site Qualifica Portugal, da aplicação Produtos Tradicionais, directora dos Concursos Nacionais de Produtos Tradicionais Portugueses e membro do júri de diversos Concursos de Gastronomia e de Inovação.
A calipolense destacou-se como Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu trabalho em prol dos Produtos Tradicionais Portugueses.
A missa de sétimo dia terá lugar em Vila Viçosa, na próxima terça-feira, 8 de Abril, às nove horas da manhã, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
O município de Vila Viçosa relembra e homenageia Ana Soeiro “por todo o apoio prestado enquanto colaboradora na organização da Feira de Doçaria Conventual, manifestando “o mais profundo pesar pelo seu falecimento e endereçando sentidos sentimentos à família e amigos”.

