Tiago Papafina, aluno da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, impressionou o júri do “Concurso de Cozinha Bacalhau da Islândia”, e trouxe o troféu de vencedor para casa. Mas não é tudo! O jovem vai à Terra do Fogo e do Gelo apresentar a iguaria.
Este foi o quarto ano consecutivo em que os alunos das Escolas de Turismo de Portugal participaram na competição internacional “Prova & Partilha” que destaca o bacalhau da Islândia, desafiando os participantes à apresentação de pratos confecionados à base deste ingrediente tão popular em Portugal.
A prova decorreu simultaneamente em Portugal, Espanha e Itália. Foi organizada pela Íslandstofa, instituição governamental islandesa responsável pela internacionalização de negócios, e contou com o apoio do Turismo de Portugal.
Este ano a final portuguesa realizou-se no dia 1 Abril, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Apresentaram-se a avaliação alunos de 11 escolas de hotelaria e turismo: Faro, Vila Real de Santo António, Portimão, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Oeste, Lamego, Coimbra, Viana do Castelo e Porto.
Destes 11 alunos selecionados por cada um dos estabelecimentos, o júri constituído pela chef Marlene Vieira, antiga aluna das Escolas de Turismo de Portugal e vencedora de uma estrela Michelin em 2025, o chef islandês Isak Aron e o influencer Miguel Telles, escolheram três.
Tiago Papafina foi quem apresentou a melhor proposta, e venceu a prova. Além do troféu, o jovem deverá viajar até à Islândia acompanhado pelo professor que o orientou, para apresentar o prato vencedor a chefs islandeses e à comunicação social islandesa. Terá também oportunidade de visitar aldeias piscatórias islandesas e conhecer locais onde o bacalhau é preparado para exportação.




