Catorze forças políticas entregaram candidaturas às eleições legislativas de 18 de maio no distrito de Portalegre, o círculo eleitoral do país que elege menos deputados, apenas dois, desde 2005.

O PS apresenta o jurista Luís Moreira Testa no primeiro lugar da lista, ocupado nas eleições de 2024 por Ricardo Pinheiro, antigo secretário de Estado do Planeamento, que vai desta vez como número dois.
Com um universo de 92.543 eleitores, Portalegre é o distrito do país que elege menos deputados, apenas dois. Nas legislativas do ano passado, o Chega elegeu o deputado Henrique de Freitas, que foi excluído desta vez, sendo substituído pelo gestor João Lopes Aleixo, de 53 anos.

Nesta corrida eleitoral, a Aliança Democrática (AD), composta por PSD/CDS-PP, quer conquistar um dos dois mandatos, apostando no atual ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, de 67 anos.

A Iniciativa Liberal aposta no auditor de serviços financeiros, Francisco Biscaya Cardoso, de 22 anos.
O Bloco de Esquerda avança nesta corrida com o bancário aposentado José Carita Monteiro, de 73 anos, a CDU apresenta em Portalegre a antiga coordenadora da União de Sindicatos do Norte Alentejano, Helena Neves, de 43 anos.
Ainda no campo dos partidos com assento parlamentar nesta última legislatura, o partido Livre entra nesta corrida eleitoral em Portalegre com o estudante de doutoramento em Ciências Políticas, João Ramos, 27 anos, e o PAN apresenta a professora de Física e Química Telma Espírito Santo, de 44 anos.
Concorrem ainda nestas eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Portalegre o partido RIR – Reagir, Incluir, Reciclar, que apresenta Emanuel Martins, o Ergue-te candidata Madalena de Utra Thomas, o PPM Hugo Lopes e o Volt Portugal candidata Ana Vide.

A Alternativa Democrática Nacional (ADN) apresenta como cabeça de lista Augusto Vieira e o Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP), António Corricas.
Com um tecido empresarial débil, onde a desertificação se acentua diariamente e a perda de população é uma agravante, o distrito de Portalegre tem elegido, ao longo dos últimos anos, apenas dois deputados, sendo essa alternância centrada em dois partidos, PS e PSD, tendo a exceção ocorrido nas últimas legislativas onde o Chega conquistou um deputado.Em 2024, o distrito de Portalegre contava na altura das últimas eleições legislativas com 92.611 eleitores inscritos.

De acordo com os Censos de 2021, viviam nos 15 concelhos de Portalegre 104.923 pessoas.
 
HYT // SF
Lusa/Fim

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Chuva forte e trovoada regressa amanhã: Aviso amarelo em todo o distrito de Portalegre

Entre as 6 da manhã e o meio-dia desta quarta-feira, 30 de Abril, o Instituto Português do…