Celebrar 75 anos é um marco extraordinário que resulta da soma de muitos fatores, que não vamos enunciar. Optamos por perspetivar o feito olhando apenas para a idade. E o que vemos? Notamos que tratando-se de uma instituição, a correspondência que possa ser feita com a cronologia de uma vida humana (o parâmetro mais óbvio) não tem comparação possível. Se é certo que na génese do surgimento de um órgão de comunicação social paira a incerteza sobre o futuro, também não deixa de ser verdade que existe a ambição de construir um projeto que sobreviva aos criadores. E já chegámos lá! No momento atual (infelizmente) no seio da equipa de produz o Linhas de Elvas, já não constam os fundadores, mas tão somente os sucessores. São 75 anos, e a substituição de gerações ocorre, a todo o vapor, com os que cá estamos agora a trabalhar e a desejar, que outras gerações nos substituam. Por isso, aos 75 anos não estamos velhos. Estamos maduros, consolidados, com alento e muitas ideias. Então pensámos: vamos puxar ainda mais para junto de nós os nossos leitores. A pretexto da belíssima idade 75, queremos convidar a nossa geração de fiéis seguidores a responder, de 15 em quinze dias, a três questões, cujas respostas são importantes para nos ajudarem a continuar a somar anos, a crescer e a ir de encontro às expetativas e à confiança que depositam em nós.

O convidado de hoje é o fotógrafo Nuno Veiga. Nascido em Elvas há 51 anos, Nuno Veiga, é fotojornalista e trabalha para a Agência Lusa há 28 anos. Considera-se acima de tudo jornalista, e iniciou a sua vida profissional na imprensa regional elvense.

Autodidata, colaborou nos últimos vinte anos com vários jornais e revistas do nosso país, trabalhando habitualmente na zona do Alentejo, residindo em Elvas. Frequentemente, em trabalho, visita não só outras regiões de Portugal como também outros países. Trabalha há três anos em exclusivo para a agência de notícias portuguesa – Lusa.

Como principais trabalhos, destaca o acompanhamento de dezanove edições da Volta a Portugal em Bicicleta, várias eleições em Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, uma deslocação ao Kosovo em 1999, o Euro 2004, o Mundial da África do Sul em 2010 e os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Esteve em 2023 na Ucrânia a acompanhar o conflito em várias cidades e acompanhou no ano passado a campanha eleitoral nos Estados Unidos da América.

Vamos ouvir o que o Nuno tem para nos dizer sobre a sua relação com o Linhas de Elvas

Este podcast conta com direcção de João Alves e Almeida, condução de Ana Maria Santos e Arlete Calais, edição de João Carriço e coordenação comercial de Ana Trigueiro Santos.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Chuva forte e trovoada regressa amanhã: Aviso amarelo em todo o distrito de Portalegre

Entre as 6 da manhã e o meio-dia desta quarta-feira, 30 de Abril, o Instituto Português do…