Utilizado em todos os jogos oficiais (25 para o Campeonato de Portugal e cinco da Taça de Portugal), o avançado brasileiro Henrique Cavalcante, de 26 anos, é a mais eficaz ‘arma secreta’ de “O Elvas” na Série C do Campeonato de Portugal, competição que a equipa alentejana já venceu.
O número 78 de “O Elvas”, a cumprir a primeira campanha no Patalino, foi titular em apenas seis partidas (sempre no Campeonato de Portugal) e contabiliza cinco golos (todos na Série C) e duas assistências nas 30 presenças na equipa ‘azul e ouro’ (1036 minutos).
Curiosamente, tem sido como suplente utilizado que Henrique Cavalcante faz a diferença, com três golos e duas assistências, o melhor registo da Série C.
Com os golos, a partir do banco, do avançado brasileiro, “O Elvas” materializou duas vitórias e conseguiu ainda uma reviravolta.

Natural do Distrito Federal, Brasília, Henrique Cavalcante chegou a Portugal em 2017 para alinhar pelos juniores do Eléctrico de Ponte de Sor. Ainda nessa primeira época, representou o Berço, antes de três temporadas ao serviço do Marítimo (sub-23 e equipa B).
Henrique Cavalcante voltaria ao Berço (2021/22), tendo representado o Vieira na mesma época desportiva. Seguiu-se nova experiência na Pérola do Atlântico, com as cores da Camacha (30 jogos e oito golos em 22/23), a anteceder a mudança para o Juventude de Évora (oito golos em 28 jogos), onde despertou a atenção e interesse de “O Elvas” no seu concurso.
Colectivamente, a 90 minutos do encerramento da Série C, “O Elvas” tem o melhor ataque (40 golos), a defesa menos batida (10), mais vitórias (19), menos derrotas (uma) e o máximo de jogos sem perder (18).
