A cada Domingo de Ramos a tradição cumpre-se em Vila Boim. Uma multidão invade as ruas da localidade do concelho de Elvas para se associar e dar dimensão a um cortejo de fé carregado de emoção, respeito e pesar.

A Procissão dos Passos tem aqui uma expressão singular e mobiliza gente de todo o concelho e de outros pontos limítrofes para a reconstituição do percurso de Cristo até à crucificação.

A Procissão, que teve início às 17h45, percorre cinco Passos que são benzidos pelos sacerdotes que acompanham a imagem do Senhor e assiste-se, em cada um deles, ao cântico da Verónica. Enquanto canta, Verónica vai desenrolando um pano onde está gravada a imagem do Senhor. Os cinco Passos são metáforas das chagas de Cristo e a representação de 5 dos 14 Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra. No primeiro “Jesus carrega a Cruz”, no segundo “Jesus cai pela primeira vez” no terceiro “Jesus encontra a Mãe”, no quarto “Jesus é ajudado pelo cireneu” e no quinto “Verónica Limpa o rosto de Jesus”.

Os momentos mais marcantes da procissão são: os cânticos da Verónica (na Igreja de São Francisco, na Igreja Matriz e em todos os Passos) e o sermão realizado junto ao Passo 3, momento do encontro do Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores – sermão que enuncia e homenageia a figura da mãe.

Os Passos são representados em pequenas capelas existentes nas ruas de Vila Boim que são decoradas com motivos alusivos à cerimónia em tapetes desenhados com flores. Toda a emoção sentida tem como fundo os acorde musicais que saem dos instrumentos da Banda 14 de Janeiro de Elvas.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Chuva forte e trovoada regressa amanhã: Aviso amarelo em todo o distrito de Portalegre

Entre as 6 da manhã e o meio-dia desta quarta-feira, 30 de Abril, o Instituto Português do…