A cada Domingo de Ramos a tradição cumpre-se em Vila Boim. Uma multidão invade as ruas da localidade do concelho de Elvas para se associar e dar dimensão a um cortejo de fé carregado de emoção, respeito e pesar.
A Procissão dos Passos tem aqui uma expressão singular e mobiliza gente de todo o concelho e de outros pontos limítrofes para a reconstituição do percurso de Cristo até à crucificação.

A Procissão, que teve início às 17h45, percorre cinco Passos que são benzidos pelos sacerdotes que acompanham a imagem do Senhor e assiste-se, em cada um deles, ao cântico da Verónica. Enquanto canta, Verónica vai desenrolando um pano onde está gravada a imagem do Senhor. Os cinco Passos são metáforas das chagas de Cristo e a representação de 5 dos 14 Passos da Paixão de Cristo ao longo da Via Sacra. No primeiro “Jesus carrega a Cruz”, no segundo “Jesus cai pela primeira vez” no terceiro “Jesus encontra a Mãe”, no quarto “Jesus é ajudado pelo cireneu” e no quinto “Verónica Limpa o rosto de Jesus”.

Os momentos mais marcantes da procissão são: os cânticos da Verónica (na Igreja de São Francisco, na Igreja Matriz e em todos os Passos) e o sermão realizado junto ao Passo 3, momento do encontro do Senhor dos Passos com a Nossa Senhora das Dores – sermão que enuncia e homenageia a figura da mãe.

Os Passos são representados em pequenas capelas existentes nas ruas de Vila Boim que são decoradas com motivos alusivos à cerimónia em tapetes desenhados com flores. Toda a emoção sentida tem como fundo os acorde musicais que saem dos instrumentos da Banda 14 de Janeiro de Elvas.






