Ao longo de 2025, o Alentejo é o epicentro das celebrações em torno da cultura do vinho, com uma programação diversificada que envolve cinco municípios da região: Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa.
Sob o mote “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro: Marcas que deixam História!”, estes concelhos promovem, em conjunto, um roteiro de experiências que celebram o vinho como património comum e motor de desenvolvimento local.
Com o título de Cidade do Vinho 2025, esta iniciativa assume um carácter regional e integra eventos ao longo de todo o ano, destacando a riqueza e diversidade da cultura vínica alentejana nas suas várias dimensões: económica, social, paisagística, gastronómica e patrimonial.
A programação completa já está disponível no novo site oficial, onde se pode consultar todos os eventos, locais e experiências para residentes e visitantes.
Do calendário destacam-se, já em Maio, três eventos: o Marquês de Borba Fest, a 17 de Maio, em Estremoz, com vinhos de referência, comida da região e música dos Capitão Fausto e Bandidos do Cante; “Um Dia em São Miguel”, a 31 de Maio, na Herdade de São Miguel, da Casa Relvas (Redondo), com experiências de enoturismo, provas comentadas de vinhos e azeite, showcooking com produtos regionais, demonstrações culturais, jogos tradicionais, artesanato local e música ao vivo; e o Regenerative Wine Fest, a 31 de Maio, na Herdade das Servas (Estremoz), com produtores, apresentação de novas práticas sustentáveis e uma programação renovada. O festival aposta ainda nos produtos regenerativos e em métodos de produção conscientes, destacando o papel do vinho na regeneração dos solos, das comunidades e do território.
Há ainda muito mais para explorar. Durante este ano, a Cidade do Vinho conta também com o Congresso História e Património Vitivinícola do Alentejo, em Borba, a realizar-se em Junho, o Festival Fora da Casca, em Julho, no Município de Alandroal, as Festas dos Capuchos, em Vila Viçosa, a acontecer em Setembro, ou ainda a Festa do Vinho e da Vinha, em Borba, planeada para Novembro. Um cartaz que reflecte a cultura gastronómica e vínica do País com duração até Dezembro.
A iniciativa Cidade do Vinho 2025 afirma-se, assim, como um projecto colectivo que valoriza a identidade e o futuro do vinho alentejano, reforçando os laços entre territórios e a sua história partilhada em torno da Serra d’Ossa.




