A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo reuniu ontem, 29 de Maio, no Centro Distrital de Segurança Social, em Portalegre, onde aprovou por unanimidade o seu regulamento interno, formalizando assim a transferência de competências na área da Ação Social para as autarquias e para a CIMAA, ao abrigo do DL n.º 55/2020.
Durante a reunião, foi também realizada a passagem da coordenação da Plataforma do Instituto da Segurança Social para a Comissão Municipal do Alto Alentejo, representada neste ato protocolar pelo Vice-Presidente do Conselho Intermunicipal, Nuno Silva. Foi ainda criado um “grupo operativo” para apoiar os trabalhos da Plataforma.
A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo tem como objetivos principais o combate à pobreza e exclusão social, a promoção da inclusão e coesão social, e a implementação do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza, reforçando a eficácia e organização das respostas sociais na região.
Os autarcas e técnicos dos municípios e demais entidades, assistiram ainda à apresentação do projeto ALICE4u, uma solução tecnológica de apoio geriátrico que permite a monitorização em tempo real dos idosos, promovendo a sua autonomia e segurança, sobretudo em zonas isoladas.

