Os concelhos de Vila Viçosa e Borba recebem, de 12 a 17 de Junho, o Congresso Internacional “Portugal Restaurado”. Organizado pelo Centro de Estudos CECHAP, com o apoio de diversas entidades científicas e culturais, o simpósio celebra os 360 anos da Batalha de Montes Claros (1665), um episódio decisivo na Guerra da Restauração.
A sessão de abertura terá lugar no Cineteatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, a partir das 10h00 da próxima quinta-feira, dia 12, reunindo investigadores, académicos e especialistas nacionais e internacionais que vão debater o impacto político, militar, cultural e patrimonial do período da Restauração da Independência de Portugal, entre 1640 e 1668.
O programa inclui a apresentação de conferências e painéis temáticos, uma exposição dedicada à Batalha de Montes Claros e atividades culturais, com destaque para visitas guiadas, passeios e provas de vinhos da região.
A organização adiantou que o congresso “pretende não só promover o conhecimento histórico como também valorizar o património cultural da região do Alentejo, particularmente na chamada Zona dos Mármores, onde ocorreram episódios marcantes da História de Portugal”.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em: https://portugalrestauradocongresso.weebly.com

