A geógrafa e investigadora Raquel Soeiro de Brito foi condecorada sexta-feira, dia 20 de Junho, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o Grande-Colar da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém.
Nascida em 1925 na freguesia de Assunção, em Elvas, Raquel Soeiro de Brito destacou-se pela sua vasta carreira académica e científica, tendo integrado, em 1977, o grupo de académicos fundadores da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Para além da elaboração de mapas e gráficos, a investigadora recorria frequentemente à fotografia e ao registo em vídeo durante os seus trabalhos de campo, materiais que utilizava posteriormente em conferências, livros e artigos científicos.
Entre os marcos mais relevantes da sua carreira destaca-se a missão científica aos Açores, em 1957, para estudar a erupção do vulcão dos Capelinhos, sendo a primeira cientista a chegar ao local e a escalar a nova montanha formada na Ilha do Faial.
No plano internacional, realce para as quatro campanhas realizadas em Timor-Leste, onde aprofundou o estudo do relevo, da ocupação dos solos e da distribuição populacional da ilha.
Fotos: Rui Ochoa/Presidência da República


