No próximo dia 26 de Junho, Campo Maior recebe uma Reunião de Cooperação Transfronteiriça e de Controlos Móveis, promovida pelo Comando Territorial de Portalegre da GNR, em colaboração com a Guardia Civil de Espanha.

A iniciativa está integrada no Acordo de Cooperação Transfronteiriça em Matéria Policial e Aduaneira e tem como principal objetivo reforçar os mecanismos de coordenação e de atuação conjunta entre as forças de segurança de ambos os países.

Vão ser discutidos temas como a vigilância da fronteira terrestre, o controlo de fluxos migratórios e a melhoria das comunicações operacionais. A reunião pretende ainda aprofundar a partilha de informações, experiências e boas práticas, com vista a reforçar a eficácia  do combate à criminalidade transfronteiriça.

Vão participa no encontro membfros dos Comandos Territoriais de Portalegre, Évora e Castelo Branco, bem como elementos da Unidade de Ação Fiscal (UAF) e da Unidade de Controlo Costeiro e Fronteiras (UCCF) da GNR. Do lado espanhol, estarão presentes as Comandancias da Guardia Civil de Cáceres e Badajoz.

O evento sucede-se a  ações conjuntas realizadas anteriormente, como foi o caso do simulacro de perseguição policial transfronteiriça que decorreu no passado 8 de abril, e que teve como principais objetivos a validação de procedimentos operacionais partilhados e o reforço da confiança mútua entre autoridades portuguesas e espanholas.

A reunião de Campo Maior reforça o compromisso de Portugal e Espanha na construção de uma cultura integrada de segurança, apostando numa cooperação estreita e eficaz para responder aos desafios colocados pelas zonas de fronteira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

“Cúpula de calor” bate recordes terça e quarta-feira: dois dias de altas temperaturas

O modelo meteorológico americano, confirmou que o estado do tempo na Península Ibérica (Po…