As crianças que frequentam o ensino pré-escolar da freguesia de Monforte visitaram o Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo e do Cão da Serra de Aires.
Os petizes foram recebidos por Teresa Cunha, dirigente da Unidade Sociocultural, Educação e Desporto da Câmara Municipal, e por Aldina Deus e Ana Rozendo, funcionárias do Centro, que transmitiram algumas informações acerca das características dessas raças caninas alentejanas.
As crianças ficaram a saber, por exemplo, que o Cão da Serra de Aires tem as suas origens na serra com esse nome localizada na Freguesia de Santo Aleixo (uma das quatro que integram o concelho).
Refira-se que tem sido desenvolvido a partir deste Centro um programa para melhoramento, preservação, valorização e divulgação das raças em parceria com a Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo (ACRA) e a Associação do Cão da Serra de Aires (ACSA), contando, ainda, com a colaboração de criadores e proprietários de exemplares dessas raças.
A parceria com a ACRA foi estabelecida em 1995, ano em que foi fundada essa Associação e construídas as instalações do Centro, enquanto o protocolo de cooperação celebrado com a ACSA foi assinado em Novembro de 2014.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Homem de Vale de Açor desaparecido na Alemanha

Desesperada, há cerca de um mês, a família de Tiago José Rodrigues Tapadas, que completa 3…