Hoje, dia 28 de Novembro, vai ser discutida em parlamento uma petição, bem como os projectos de resolução de PSD, PEV, PS, CDS-PP, PCP e BE sobre a salvaguarda e valorização do património da Corticeira Robinson.
A petição “Salvem a Robinson – Património Industrial Corticeiro”, que reúne mais de quatro mil assinaturas, sendo a primeira de Luís Pargana, vereador no município de Portalegre, eleito pela CDU, tem como objectivo “salvar e valorizar” o património daquela unidade fabril.
Na sequência desta petição, os restantes partidos apresentam na Assembleia da República (AR) projectos de resolução. Entre os vários projectos, destacam-se os do BE e CDS-PP, que, no caso do BE recomenda medidas com “carácter de urgência”, e no caso do CDS-PP recomenda um programa de recuperação, de salvaguarda e de preservação do património cultural, nomeadamente do espólio arqueológico industrial.
A fábrica Corticeira Robinson foi fundada em 1837, no coração do centro histórico de Portalegre. Em 2009, na sequência da insolvência da Sociedade Corticeira Robinson cessou a actividade industrial, mas as duas emblemáticas chaminés nunca deixaram de ser imagem de marca de Portalegre.
Hoje, é considerada um imóvel de interesse público e de património classificado, tutelado pelo Ministério da Cultura.
.
Fonte da Foto: Noticias de Castelo de Vide