O município de Gavião decidiu encerrar vários equipamentos públicos na sequência da inclusão na lista de concelhos com risco extremamente elevado de transmissão da covid-19.
Num comunicado publicado na página do município na rede social Facebook é referido que estão encerrados ao público o Museu do Sabão, o Núcleo Museológico das Mantas e Tapeçarias de Belver, o Castelo de Belver, o posto de turismo, o polidesportivo e o Campo do Salgueirinho.
De acordo com o boletim diário publicado pela Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) na sua página na Internet, estão infetadas 56 pessoas no concelho de Gavião.
No comunicado, o município explica que decidiu ainda suspender o transporte municipal solicitado pelas associações e efetuar a higienização de “todos os locais mais frequentados” do concelho, nomeadamente as principais ruas, junto aos lares, centro de saúde, farmácias, supermercados, entre outros espaços.
“Será criado uma equipa específica que promoverá periodicamente a desinfeção e higienização de contentores e respetivas pegas, tampas e marcos de deposição”, lê-se no documento.
A criação de uma linha telefónica de apoio gratuita para a entrega de medicamentos, recolha de resíduos sólidos a pessoas que estão infetadas, entrega de alimentos e de apoio social e psicológico, é outra das medidas adotadas.
O município cancelou ainda “todas as vistorias” a efetuar pelos serviços técnicos da autarquia e suspendeu a leitura e cobrança da faturação de água, porta a porta, até ao dia 31 de março, “sem aplicação de juros ou corte” no abastecimento.
Além de possibilitar o pagamento “faseado e sem juros” da água mediante pedido escrito após o dia 31 de março do próximo ano, relativamente “até três meses” das faturas de água, o município apela ao pagamento deste serviço através de transferência bancária.
A Câmara de Gavião explica ainda que as medidas de combate à pandemia estarão em vigor até ao próximo dia 23 de dezembro” e serão “avaliadas e reajustadas” às necessidades, podendo ser “revistas a qualquer momento”, sempre em articulação com todas as entidades competentes.
É também até 23 de dezembro que vigora o atual período do estado de emergência, iniciado na quarta-feira (dia 09). Nesta quinzena, os concelhos de risco extremamente elevado e muito elevado estão sob as medidas mais apertadas decretadas pelo Governo, como a proibição de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis, e entre as 13:00 e as 05:00 aos fins de semana.
De acordo com o relatório publicado hoje pela ULSNA na sua página na Internet, o distrito de Portalegre conta com um total de 31 mortes associadas à covid-19 desde o início da pandemia.
No documento é referido que o distrito regista 609 casos ativos, 908 casos recuperados e 41 pessoas internadas nas unidades hospitalares da região.
A lista de casos ativos é liderada pelo concelho de Portalegre, com 228 casos. Seguem-se Gavião, com 56 casos ativos, Marvão (51), Crato (49), Castelo de Vide (47), Nisa (44), Alter do Chão (36), Elvas (34), Campo Maior (16), Ponte de Sor (15) e Monforte, com 10.
O concelho de Avis apresenta nove casos ativos, Arronches oito, Fronteira cinco e o concelho de Sousel não apresenta hoje qualquer caso ativo.
A ULSNA indica que foram feitos até hoje 32.346 testes de diagnóstico no distrito.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,5 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 5.278 em Portugal.
HYT // ROC
Lusa