Um jovem de 20 anos foi detido na madrugada de domingo, em Évora, pela prática do crime de violência doméstica, informou o Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) daquela cidade.
O suspeito foi presente a primeiro interrogatório judicial, de acordo com uma nota enviada à Lusa pela PSP, que refere ainda que, até ao momento, se desconhecem as medidas de coacção aplicadas.
A detenção ocorreu no “hall” de entrada do prédio habitacional onde residiam o suspeito e a vítima, depois de os agentes no local terem presenciado uma agressão do suspeito à vítima, que tinha, entretanto, saído de uma casa de vizinhos, onde se tinha refugiado, no sentido de tentar acalmar os ânimos do agressor.
A polícia explica que se deslocou no domingo, pouco depois das 2:00, a uma residência no centro histórico de Évora por ter recebido notícia de estar a decorrer um crime de violência doméstica e, ao chegar ao local, pôde escutar uma discussão proveniente do interior da residência.
Segundo testemunhas presentes no local, o suspeito deambulou pela rua momentos antes, aos gritos, e partiu a porta de uma residência de um vizinho, espalhando sangue pela rua em consequência dos ferimentos que causou em si próprio numa das mãos.
À chegada dos agentes da autoridade, o suspeito, que se encontrava à janela da residência, não colaborou com as ordens que lhe foram dadas, nomeadamente para abrir a porta.
Mais tarde, a vítima conseguiu refugiar-se em casa dos vizinhos do andar acima, apesar de perseguida pelo suspeito, que tentou forçar a entrada nesse domicílio.
Após proceder à detenção, e ao entrar em casa do suspeito e da vítima, também de 20 anos, que são namorados, a PSP verificou a existência de vários objectos partidos.
Testemunhas visualizaram através da janela da habitação várias agressões do suspeito para com a vítima, que não necessitou, no entanto, de receber assistência médica.
SYL // MLS
Lusa