O surto de covid-19 num lar e centro de dia em Vale do Peso, no concelho de Crato, que provocou quatro mortos, está “resolvido”, disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição.
A diretora técnica do Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz, Alexandra Martins, explicou que “todos” os utentes receberam alta médica na quinta-feira.
“A 15 de janeiro, a carga viral na nossa instituição já era muito reduzida, mas temos ainda em casa três funcionários”, disse.
Alexandra Martins indicou que, devido a este surto, morreram quatro utentes, todos eles com “mais de 90 anos” e com “graves patologias associadas”.
O surto na instituição surgiu após uma das funcionárias, no dia 24 de dezembro, ter testado positivo à covid-19. Foi “de imediato” ativado o plano de contingência e  apurado, dias depois, que estavam infetados 37 utentes e três funcionários.
O Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz de Vale do Peso tem capacidade para 39 residentes e 14 utentes em apoio domiciliário, contando com 30 funcionários.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 2.075.698 mortos resultantes de mais de 96,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 9.686 pessoas dos 595.149 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…