O território pretende tornar-se um destino turístico de referência graças ao seu extenso património e aos seus inúmeros atrativos.
É a maior albufeira da Europa e a sua envolvente é composta por doze concelhos da Extremadura e do Alentejo português. Toda a zona que integra o Alqueva pretende promover-se pelo que já é um paraíso constituído por um valioso património natural, histórico e cultural, que conta com inúmeros atrativos turísticos e de lazer para atrair os visitantes.
Seus 250 quilómetros quadrados de superfície de água doce e seus 1.200 quilómetros de costa permitem que desfrute da prática de inúmeras atividades aquáticas, pesqueiras e náuticas. Mas o Alqueva é muito mais do que um enorme lago. O seu carácter transfronteiriço configura ao mesmo tempo um espaço cultural único, onde se misturam a língua, a gastronomia e as tradições de dois países com tantos séculos de história.
O ambiente espanhol do Alqueva é constituído pelas localidades de Alconchel, Cheles, Olivença, Táliga e Villanueva del Fresno. Cinco vilas únicas na província de Badajoz ricas em recursos, como azinheiras e sobreiros onde vivem o touro bravo e o porco ibérico, castelos e vilas medievais, arquitectura civil e outros vestígios da herança portuguesa, aves de especial valor ornitológico, bem como atividades de turismo ativo e ecoturismo. Longe das multidões dos destinos habituais, o Alqueva é uma proposta original e fascinante para todos os públicos.
Outro atractivo que o Alqueva oferece é olhar para o céu. Todos os concelhos dispõem de excelentes condições para a observação das estrelas e estão certificados com o distintivo que os credencia como ‘Destino Turístico Starlight’. De facto, Alqueva tornou-se no primeiro local transfronteiriço a receber este selo, graças aos seus miradouros celestes e ao observatório astronómico que se encontra na vila de Monsaraz.

Sem dúvida, Alqueva é um dos territórios da região com maior potencial a ser explorado. Mas a zona já iniciou o processo com o qual pretende se colocar no mapa como um dos pólos turísticos emergentes da Península Ibérica.


