A Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que deveria realizar-se em abril, voltou a ser cancelada este ano, à semelhança do que aconteceu em 2020, devido à pandemia de covid-19, anunciou a organização.
A comissão organizadora justificou a decisão tendo em conta a pandemia, a “incerteza” face à evolução da mesma e as “restrições” respeitantes à realização de iniciativas e aglomeração de pessoas, pode ler-se num comunicado conjunto publicado nas páginas das câmaras de Viana do Alentejo (Évora) e Moita (Setúbal) na rede social Facebook.
Por todos estes motivos, “não é possível preparar com a devida antecedência” este evento, indicou a organização, constituída também pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e Associação Equestre de Viana do Alentejo.
Fonte da Câmara de Viana do Alentejo, contactada hoje pela agência Lusa, lembrou que a edição deste ano da iniciativa, a 20.ª, deveria decorrer entre 21 e 25 de abril.
A comissão organizadora adiantou que o evento foi cancelado, à semelhança do ano transato, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde e as normas legais atualmente em vigor, no âmbito da prevenção da covid-19.
A Romaria a Cavalo realiza-se todos os anos e conta, habitualmente, com centenas de participantes oriundos de diversos pontos do país e até do estrangeiro.
Retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, a iniciativa “alia o profano ao sagrado”.
Este ano, os participantes deveriam partir de Moita, no dia 21, e percorrer cerca de 150 quilómetros, a cavalo ou em charrete ou carroça, pela antiga canada real, mais conhecida por Estrada dos Espanhóis, até chegarem a Viana do Alentejo, onde decorreriam iniciativas recreativas e religiosas.
A romaria recupera uma antiga tradição de caráter religioso existente na vila de Moita, quando “os lavradores se deslocavam com os seus animais ao Santuário de Nossa Senhora D´Aires”, em Viana do Alentejo, para “pedirem proteção e boas colheitas”, de acordo com o município alentejano.

TCA (RRL) // RRL

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …