Artigo originalmente publicado na edição impressa do jornal no dia 8 de Abril de 2021
O aparecimento de manchas na água da Barragem do Caia, junto ao paredão, provocou algum alarme entre a população, principalmente depois de terem começado a circular na rede social Facebook as imagens do sucedido.
Contactado pelo “Linhas”, Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, explicou que esta situação é o resultado de uma concentração de “micro-partículas” e que, apesar de não ser “bom de se ver”, não põe em causa a “qualidade da água”.
“Dá mau aspecto, mas isso é o resultado de a barragem ter estado a baixar quatro ou cinco anos consecutivos, ou seja, há uma grande margem que, a não ser este ano, nunca teve água”, disse o responsável.
Nessas áreas, que “sempre tiveram terra e agora estão tapadas”, criou-se, “ao longo dos anos, uma quantidade de matéria verde, que, ao ficar debaixo de água, apodrece, como é natural, e, ao apodrecer, o vento junta essas micro-partículas”.
Luís Rodrigues garantiu ainda que “isso é uma coisa que desaparece em quatro ou cinco dias”. “Não é bom de se ver, mas não podemos fazer nada quanto a isso. Ao nível da qualidade da água, não há problema nenhum. É mais a situação do aspecto que isso causa”, referiu.
Recorde-se que a Barragem do Caia abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte.
