O Município de Ponte de Sor lidera o Índice de Transparência das Câmaras Municipais na região do Alentejo e ocupa a quarta posição em Portugal.
A avaliação foi feita pela associação independente internacional Dyntra, que estuda a informação que é disponibilizada por entidades públicas, governos, partidos políticos e representantes eleitos e das organizações sociais.
Esta avaliação coloca o Município de Ponte de Sor como um dos mais transparentes a nível nacional, o que “premeia e reconhece os esforços que têm sido desenvolvidos na construção de uma relação com a população orientada pela verdade, rigor, clareza e transparência”.
A Câmara Municipal de Ponte de Sor disponibiliza, quer no seu portal, quer através dos seus serviços abertos ao munícipe, informação completa e detalhada no indicador económico-financeiro, designadamente sobre a gestão e transparência do seu orçamento e situação financeira.
O Município evidencia-se ainda noutros indicadores, como as informações disponibilizadas sobre os membros da Câmara Municipal e pessoal de confiança, descrição funcional e atribuições orgânicas da estrutura do governo local, funcionários municipais, património municipal, na relação com fornecedores, ajudas e subvenções e na informação e atenção dedicada ao cidadão, entre outros.
“Continuaremos empenhados em percorrer este caminho, de maior transparência, participação, informação e escrutínio, investindo numa relação de proximidade com a nossa população e por isso numa comunidade mais esclarecida”, refere Hugo Hilário, presidente da Autarquia, acrescentando que “a responsabilidade da gestão pública numa democracia no século XXI, em que o acesso à informação é fundamental, determina que os agentes públicos disponibilizem informação completa, clara e inequívoca da sua gestão e do funcionamento das instituições”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

João Muacho: “O SIM pode ser um ponto de viragem em Campo Maior”

João Muacho está de regresso à vida política de Campo Maior, agora como candidato do “SIM …