O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, entregou hoje a Medalha da Cidade ao comendador e empresário Rui Nabeiro, realçando o seu empreendedorismo, cidadania e sensibilidade social.
O autarca congratulou-se por ter “o privilégio e a honra” de reconhecer e homenagear o fundador do grupo Nabeiro, que detém a marca Delta, “pelo exemplo de cidadania, empreendedorismo e solidariedade” ao longo da sua vida.
“É um empresário com um sentido empreendedor sublime e uma sensibilidade social que é um exemplo para empresários portugueses e no mundo”, afirmou Manuel Machado (PS), durante a cerimónia, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Coimbra.
Notando que é “impossível descrever” a vida de Rui Nabeiro “numa página A4”, Manuel Machado recordou também a passagem do empresário pela política local (foi presidente da Câmara de Campo Maior entre 1977 e 1986 pelo PS), salientando a sua dedicação à comunidade, tendo sido “um ímpar entre pares”.
Durante o discurso, o presidente da Câmara de Coimbra lembrou ainda a intervenção de Rui Nabeiro em Timor-Leste, ao apoiar aquele país após a independência com a exploração de café.
“É uma grande vantagem para nós poder usufruir do seu conhecimento”, notou.
Na cerimónia, Rui Nabeiro agradeceu a homenagem do seu “amigo” Manuel Machado e da cidade.
“O que aprendi foi a semear e a receber. Semeei muito carinho e recebi também muito carinho”, afirmou Rui Nabeiro.
“Assim vale a pena caminhar pela vida”, acrescentou o empresário, cuja vida e obra foi também o tema de uma aula magna, que decorreu hoje de manhã na Coimbra Business School.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …