Dois porcos-espinhos-africanos, que se encontravam em cativeiro de forma ilegal, foram resgatados no concelho de Elvas, informou hoje a GNR.
De acordo com o Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, a operação decorreu ontem, dia 7 de Junho, e surgiu no âmbito de uma acção de patrulhamento.
Os militares efectuaram uma acção de fiscalização numa propriedade onde detectaram os porcos-espinhos-africanos, cuja espécie consta da listagem da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES) e cuja detenção carece de autorização prévia.
Foi identificado o proprietário dos animais e elaborado um auto de contra-ordenação. Os dois porcos-espinhos foram entregues no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.