Os trabalhos de conservação e restauro na Igreja Matriz de Monforte, no distrito de Portalegre, foram concluídos e na passada sexta-feira, 16 de Julho, realizou-se uma cerimónia de bênção dos restauros.

Segundo fonte da autarquia alentejana, no acto, antecedido de uma eucaristia, esteve presente o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Évora, D. José Sanches Alves.

A intervenção no templo religioso deixou a descoberto pinturas originais do Altar de Nossa Senhora do Parto, o Altar-Mor e os altares laterais, Arco Cruzeiro e Arcos.

Os novos elementos arquitectónicos foram decorados com pinturas murais realizadas a fresco/meio-fresco. Os trabalhos de cal resultam em revestimentos decorativos entre cor, formas e texturas dos materiais que procuram aproximar a linguagem arquitectónica na sua globalidade.

“Depois de executadas algumas sondagens, constatou-se que todos os altares e arcadas apresentavam esse tipo de decoração mural, o qual importava preservar, conservar, restaurar e valorizar, restituindo a decoração barroca original aos altares desta igreja e a sua luminosidade natural”, concluiu o município de Monforte.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…