Os trabalhos de conservação e restauro na Igreja Matriz de Monforte, no distrito de Portalegre, foram concluídos e na passada sexta-feira, 16 de Julho, realizou-se uma cerimónia de bênção dos restauros.
Segundo fonte da autarquia alentejana, no acto, antecedido de uma eucaristia, esteve presente o Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Évora, D. José Sanches Alves.
A intervenção no templo religioso deixou a descoberto pinturas originais do Altar de Nossa Senhora do Parto, o Altar-Mor e os altares laterais, Arco Cruzeiro e Arcos.
Os novos elementos arquitectónicos foram decorados com pinturas murais realizadas a fresco/meio-fresco. Os trabalhos de cal resultam em revestimentos decorativos entre cor, formas e texturas dos materiais que procuram aproximar a linguagem arquitectónica na sua globalidade.
“Depois de executadas algumas sondagens, constatou-se que todos os altares e arcadas apresentavam esse tipo de decoração mural, o qual importava preservar, conservar, restaurar e valorizar, restituindo a decoração barroca original aos altares desta igreja e a sua luminosidade natural”, concluiu o município de Monforte.