A candidatura das Festas do Povo de Campo Maior a Património Cultural Imaterial foi aceite pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e vai ser analisada no decorrer da 16ª sessão do Comité do Património Mundial, a realizar entre 13 e 18 de Dezembro, em Colombo, Sri Lanka.
Depois de inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, o dossier – desenvolvido pela Turismo do Alentejo/Ribatejo, pela Câmara Municipal de Campo Maior e pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior – recebeu agora luz verde da UNESCO para ser votado pelos membros do Comité no decorrer dos trabalhos onde vão ser avaliadas 60 candidaturas de bens e manifestações apresentadas por diferentes países.
Refira-se que as Festas do Povo de Campo Maior, que acontecem quando o povo quer, têm a sua génese no final do século XIX, são pensadas pelos campomaiorenses e envolvem toda a comunidade local, que, durante cerca de nove meses, trabalha de forma voluntariosa para embelezar com criatividade as ruas da vila, mantendo em segredo as temáticas das coloridas e floridas decorações até ao dia da inauguração do evento.
Esta tradição, claramente identitária do povo de Campo Maior, tem vindo a ser transmitida de geração em geração oralmente e de forma informal, com os mais velhos a ensinar os mais novos a elaboração das flores que ornamentam os espaços públicos da vila.
Se na reunião do comité, em Colombo, a classificação das Festas do Povo de Campo Maior (a única candidatura portuguesa) como Património Cultural Imaterial for aprovada, este será o sexto título da UNESCO a ser atribuído ao Alentejo, depois do Centro Histórico de Évora, das Fortificações Abaluartadas de Elvas, do Cante Alentejano, do Fabrico de Chocalhos de Alcáçovas e do Figurado de Barro de Estremoz. Também no Ribatejo, a Falcoaria de Salvaterra de Magos ostenta o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
-
Campo Maior: CURPI dá início ao ano letivo 2025/2026
A Academia Sénior da CURPI-IPSS deu início, no dia 15 de Setembro, ao novo ano letivo 2025… -
Café Camelo leva Campo Maior a uma viagem no tempo
A Torrefação Camelo, em Campo Maior, foi palco, na manhã desta terça-feira, dia 16 de Sete… -
Campo Maior: Ruído que desperta sentidos: 24 artistas em mostra no espaço.art – Saiba quem são
A exposição "When the World is Full of Noise", com curadoria de Orlando Franco, apresenta-…
Carregar mais artigos relacionados
-
Liga Regional “Os Unidos” de Vila Boim comemorou 70º aniversário
O Pavilhão Multiusos de Vila Boim acolheu sábado, dia 13 de Setembro, o almoço comemorativ…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Escola Superior de Biociências de Elvas inicia “Welcome Week” com entusiasmo e espírito de acolhimento
A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) deu início à sua "Welcome Week", marcada … -
“Gerir Conflitos pela Positiva”: Uma reflexão conjunta em Monforte
O Auditório do Agrupamento de Escolas João Maria Carriço, em Monforte acolheu, no dia 11 d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Liga Regional “Os Unidos” de Vila Boim comemorou 70º aniversário
O Pavilhão Multiusos de Vila Boim acolheu sábado, dia 13 de Setembro, o almoço comemorativ…