Uma visita aos vários espaços laboratoriais e ao complexo de formação equestre com uma breve mensagem dirigida aos estudantes foi o programa de uma visita quarta-feira, 6 de Outubro, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, à Escola Superior Agrária de Elvas.
A visita do governante, que apenas foi comunicada posteriormente à comunicação social, permitiu também trocar ideias com pessoal docente e não-docente da instituição.
Um dos momentos marcantes ocorreu quando, numa visita ao auditório, se dirigiu aos alunos, enquanto decorria uma aula, colocando-lhes várias questões relacionadas com o ano lectivo, o alojamento na cidade de Elvas e as suas expectativas enquanto estudantes do ensino superior.
O périplo incluiu ainda um momento de contacto com professores que realizam investigação, assim como ficou a conhecer o Complexo de Animação e Formação Equestre de Elvas, onde os estudantes de Equinicultura e do Curso Técnico Superior Profissional em Desporto e Formação Equestre desenvolvem competências práticas das aprendizagens, numa colaboração que envolve o Exército Português, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Câmara Municipal de Elvas.
Durante a visita, o ministro contou com a presença do presidente do IPP, Albano Silva, e pelo director da ESAE, José Rato Nunes, assim como o director do Museu Militar de Elvas, Major Carretas, e do chefe de gabinete do presidente da câmara Municipal de Elvas, Cláudio Monteiro.
