A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), o Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra organizam o primeiro encontro da série Antropocénica, que se realizará em Portugal, no mês de Outubro, nas ruínas da Villa Romana de São Cucufate, no concelho de Vidigueira.

Antropocénica é uma série internacional de encontros que emerge da interacção entre Filosofia, Arqueologia e Arquitectura, motivando diversas áreas do conhecimento para o debate crítico das cenas do drama humano no teatro do mundo em mutação.

Encontra-se a decorrer, até ao próximo dia 3 de Abril, o prazo de inscrição para apresentação de propostas de comunicação no âmbito deste encontro, a formalizar em https://www.antropocenica.ooo/, onde pode ser também consultada mais informação sobre a iniciativa.

A coordenação executiva e produção do encontro encontram-se a cargo de Ana Paula Amendoeira (historiadora/directora regional de Cultura do Alentejo), Dirk Michael Hennrich (filósofo do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), Maria da Conceição Lopes (arqueóloga do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Universidade de Coimbra) e Silvio Luiz Cordeiro (arquitecto – Nômade – Arte & Editoria).

Integram a Comissão Científica nomes conceituados e reconhecidos em diversas áreas, entre os quais a filósofa Adriana Veríssimo Serrão (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa), o escritor Ailton Krenak, a arqueóloga Anne Rapp Py-Daniel (Programa de Antropologia e Arqueologia – Universidade Federal do Oeste do Pará), o arquitecto Artur Simões Rozestraten (Faculdade de Arquitectura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), a cineasta Filipa César (Mediateca Onshore . Merz Akademie), o sociólogo Boaventura de Sousa Santos (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e o historiador Victor Barros (Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH).

A realização da iniciativa conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Vidigueira e do Institute for Gender, Race, Sexuality and Social Justice, da UBC – University of  British Columbia e o apoio cultural de Nômade – Arte & Editoria.

Durante os três anos de Antropocénica serão entrevistados elementos que integram a respectiva Comissão Científica e convidados, sobre os temas, eixos, conceitos e actividades culturais no contexto de realização desta série internacional de encontros.

As entrevistas serão gravadas em áudio e editadas como episódios de três temporadas de podcasts (2022, 2023 e 2024). O primeiro podcast, com a entrevista ao fotógrafo e fotojornalista Lalo de Almeida, no Teatro Oficina, em São Paulo, inaugura a primeira temporada de podcasts e já pode ser ouvido no website de Antropocénica.

Lalo de Almeida, premiado em 2021 pelo W. Eugene Smith Memorial Fund, é autor das imagens que serão expostas no evento artístico-cultural TransAmazónias: Zonas Imaginárias, em Outubro, nas Ruínas da Villa Romana de São Cucufate.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

João Muacho: “O SIM pode ser um ponto de viragem em Campo Maior”

João Muacho está de regresso à vida política de Campo Maior, agora como candidato do “SIM …