Música, gastronomia e animação são ‘ingredientes’ do novo festival “Soil to Soul”, em Alandroal, em Maio, com um alerta para a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável e um futuro sustentável.

O evento, que vai decorrer nos dias 14 e 15 de Maio, no Castelo da vila de Alandroal, é promovido pela câmara municipal deste concelho alentejano e pela equipa do projecto “Soil to Soul”, de Zurique, na Suíça.

O festival “Soil to Soul Alandroal – Somos o que comemos” vai juntar “gastronomia, música e muita animação, reunindo chefes, produtores e artistas, numa iniciativa de sensibilização para a conservação dos recursos naturais, sociais e culturais”, divulgou hoje a organização.

O projecto suíço tem como objectivo “promover a importância da regeneração dos solos para uma alimentação saudável, como base para um futuro sustentável”, e este é o conceito que vai ser apresentado no festival no Alentejo, de acesso gratuito.

O movimento, criado em 2020, é inspirado na quinta biológica Terramay, no concelho de Alandroal, que ocupa 560 hectares e é auto-sustentável, com produção animal biológica e dedicada à agricultura regenerativa, assente “no respeito pela terra e pelo solo”.

“Vemo-nos como um movimento inspirado pelo trabalho desenvolvido na Terramay e promovemos diversas iniciativas de preservação dos solos, agricultura regenerativa e de promoção de um sistema alimentar saudável, sustentável e saboroso”, explicou Andrin Willi, curador do projecto em Zurique.

Segundo o mesmo responsável, o movimento enfatiza a ligação entre “a nutrição certa”, entendida como “a base para uma mente e corpo sãos”, e o facto de o solo ser “a base dessa nutrição”.

Já o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, igualmente citado no comunicado, assumiu a aposta neste tipo de festivais.

“Justifica-se pelo elevado índice de produção biológica que existe no concelho, pelos novos projectos que estão a surgir e pela importância que esta abordagem representa para a saúde de todos e para o futuro”, disse.

Mas também, acrescentou, “porque os eventos são a melhor forma de envolver as populações e as comunidades educativas nos processos de mudança que é preciso desenvolver”.

O programa está ‘recheado’ de arte, actividades culturais, gastronomia e música, com dois concertos com nomes nacionais agendados, um em cada dia do festival, a cargo da banda Best Youth e do músico de pop analógica Benjamim.

Os chefes de cozinha Marlene Vieira, Lídia Brás, Jóssara Martins, João Sá, Vitor Adão e Mateus Freire também vão marcar presença no evento, coordenados por José Júlio Vintém e Paulo Amado.

O festival vai contar ainda com artesãos da região e vários oradores, para discussão de temas relacionados com o conceito da iniciativa, de preservação da natureza e promoção de práticas de alimentação saudáveis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alandroal investe 148 mil euros em novo reservatório e sistema de rega no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias

O município de Alandroal deu início às obras de substituição do depósito de água para rega…