A Unidade de Ação Fiscal (UAF), através do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) de Évora, no dia 20 de Abril, apreendeu 604 quilos de tabaco de corte fino por suspeita de crime de introdução fraudulenta no consumo, em Montemor-o-Novo.

No decorrer de uma acção no âmbito da atividade de prevenção e fiscalização rodoviária, os militares da Guarda detetaram uma viatura ligeira de mercadorias que transportava uma quantidade significativa de sacos contendo no seu interior tabaco de corte fino. No seguimento das diligências policiais foi possível apurar que a mercadoria em causa não tinha sido sujeita ao imposto especial de consumo, o que constituí a prática do crime qualificado de introdução fraudulenta no consumo.

Na sequência desta ação foi detido o condutor da viatura, um homem de 33 anos por suspeitas do crime de introdução fraudulenta no consumo e apreendidos os 604 quilos de tabaco, os quais se fossem introduzidos no consumo através dos circuitos comerciais ilegais, causaria um prejuízo para o Estado, em sede de Imposto sobre o Tabaco (IT) e Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), de aproximadamente 126.000,00 euros.

O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Montemor-o-Novo.

Esta acção contou com o reforço do Destacamento de Trânsito (DT) de Évora.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Vila Viçosa: Manuel Lopes Botelho apresenta dois livros a 21 de Setembro

Dois livros da autoria de Manuel Lopes Botelho vão ser apresentados no dia 21 deste mês, e…