A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) vai ter em acção umas das cinco Equipas Comunitárias de Saúde Mental (ECSM) para Adultos que entrarão em funcionamento.

A decisão é conhecida após despacho produzido em 11 de Julho dos gabinetes do Ministro das Finanças e da Ministra da Saúde, tendo a constituição destas equipas surgido no Plano de Recuperação e Resiliência.

As equipas vão permitir, segundo a ULSNA, “uma resposta de maior proximidade às pessoas com doença mental, devendo assegurar que o tratamento decorre na comunidade, em articulação com outros profissionais de saúde e outros níveis de cuidados, contribuindo para a redução do estigma e da discriminação, frequentemente associados à doença mental”.

As equipas são constituídas por um médico com a especialidade de psiquiatria, dois enfermeiros, sendo um enfermeiro especialista em saúde mental e psiquiátrico, um psicólogo clínico, um técnico superior de serviço social, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, com a profissão de terapeuta ocupacional, e um assistente técnico.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alandroal investe 148 mil euros em novo reservatório e sistema de rega no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias

O município de Alandroal deu início às obras de substituição do depósito de água para rega…