A tempestade Danielle, que se tornou uma depressão mais típica nesta época do ano, irá aproximar-se da Península Ibérica este fim-de-semana, provocando uma alteração significativa do estado do tempo em Portugal continental, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Assim, no dia 11 prevê-se a aproximação de uma superfície frontal, associada ao ciclone extratropical Danielle e ao transporte de uma massa de ar quente e muito húmido, que deverá trazer precipitação persistente, por vezes intensa e ocasionalmente acompanhada de trovoada, a partir da tarde no litoral Norte e Centro, progredindo gradualmente para o interior e região Sul durante a noite de 11 para 12 de Setembro.
Nos dias seguintes prevê-se a continuação de ocorrência de precipitação por vezes forte e acompanhada de trovoada, pelo menos até dia 13.
O vento rodará para o quadrante sul ao longo do dia 11 de Setembro, soprando por vezes forte no dia 12, até 40 km/h, no litoral Norte e Centro e até 50 km/h nas terras altas, com rajadas que poderão atingir 70 km/h.
A agitação marítima também sofrerá um aumento, com ondas de oeste/noroeste entre os 2,5 e 3,5 metros de altura significativa e período entre os 14 e 18 segundos nos dias 12 e 13 de Setembro na costa ocidental.