O Parque da Piedade aguarda a passagem da Procissão dos Pendões, na terça-feira, para viver em pleno o espírito das Festas em Honra do Senhor Jesus da Piedade. Até lá não há iluminação no recinto nem fogo-de-artifício, mas nos três dias de feira a invasão espanhola tem sido tónica dominante de uma euforia recente e que surgiu nos últimos anos.

Logo na sexta-feira, 16 de Setembro, às primeiras horas da manhã já os feirantes vendiam pratos, taças, saladeiras e outras peças de louça cuja porcelana tem levado à loucura dos espanhóis que atravessam a fronteira, de vários pontos da Extremadura, para renovar os utensílios de casa.

À tardinha são os visitantes portugueses que enchem os pontos de comida espalhados pelo recinto, fazendo fila para viver o ambiente festivo ao sabor de cachorros, hambúrgueres e bifanas. Pelo meio há tempo para deixar uma vela no santuário ou uma volta de carrossel com os mais pequenos.

Mas porque o São Mateus, na sua vertente religiosa, começa verdadeiramente dia 20 de Setembro, quando a procissão dos Pendões se liga entre o centro histórico e a zona da Piedade, é preciso esperar até lá para ver a iluminação do parque, para ouvir o hino tocado pela Banda 14 de Janeiro e admirar os céus coloridos pelo fogo-de-artifício.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…