A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), do Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), recebe quinta-feira, dia 26 de Janeiro, pelas 14 horas, um workshop em que se abordará de que forma determinados factores podem contribuir positivamente para a agricultura, tornando-a uma actividade cada vez mais sustentável, com consequências ao nível da sua capacidade produtiva e do seu impacto no ecossistema.
De acordo com a organização, “será um workshop com características inovadoras”, que juntará três públicos diferentes: investigadores do InnovPlantProtect (Laboratório Colaborativo sediado em Elvas), professores e alunos do Ensino Secundário (Escola D. Sancho II) e do Ensino Superior (ESAE).
Os participantes terão a oportunidade de assistir às palestras “Pode a biodiversidade e a economia circular tornar a agricultura mais sustentável”, pelas investigadoras Ilaria Marengo e Maysa Toledo, “Insectos: Bons, maus e como identificá-los”, pelos investigadores Nuno Faria e Hadi Sheikhnejad, e “Microbioma: o que é e para que serve na agricultura”, por Ricardo Ramiro.
A moderação do workshop estará a cargo das professoras Ana Cordeiro (ESAE) e Paula Grilo (Escola Secundária D. Sancho II).
“Desta interacção com investigadores pretende-se que resulte uma sensibilização mais genérica para estas questões e, simultaneamente, um olhar mais atento que desperte os estudantes para a pertinência da ciência em questões que nos afectam diariamente e de que forma os seus investigadores conseguem dar resposta aos desafios”, referem os promotores.