A Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens – CIMH/CGTP-IN vai assinalar os 10 anos da Semana da Igualdade, entre 6 e 10 de Março, em todo o País, sob o lema “Salários a aumentar | Para a vida mudar | E a igualdade avançar!”, que inclui o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.
Esta semana conta com um extenso programa nacional o qual, longo de todos os dias da Semana, vai abranger iniciativas públicas denominadas “A Igualdade está na Rua” e mais de um milhar de empresas e serviços onde se realizarão plenários e concentrações à porta, com a participação sobretudo das trabalhadoras, dando expressão aos seus problemas concretos e ao seu papel na luta de todos os trabalhadores e de todos os dias.
No distrito de Portalegre a planificação desta semana envolve 8 estruturas sindicais e a sua intervenção em dezenas de locais de trabalho e serviços, concretizando-se em jornadas de contacto com trabalhadoras, plenários sindicais nos locais de trabalho e uma tribuna pública, destacando-se:
– No dia 6, jornadas de contacto com trabalhadoras do Hospital Dr. José Maria Grande em Portalegre, das lojas da EDP e do sector da hotelaria e turismo;
– No dia 7, jornadas de contacto com as trabalhadoras da SNEF, da Marktel e do sector da hotelaria em Elvas e ainda uma acção de recolha de assinaturas no abaixo-assinado pelo retorno ao local de trabalho, pelas 11h, junto à Randstad II em Elvas;
– No dia 8, as jornadas de contacto serão direccionadas para a Incopil, Pimensor e Flor das Hortas e ainda para a grande distribuição em Ponte de Sor.
– No dia 9, o movimento sindical unitário contactará com as trabalhadoras da Dardico, em Avis.
– No dia 10, realizar-se-á uma tribuna pública Praça da República em Elvas, pelas 10h30, de balanço desta semana e de denúncia dos problemas que afectam particularmente as mulheres trabalhadoras, como a precariedade. Neste dia haverá ainda contactos nas empresas do grupo Amorim em Ponte de Sôr.
Por toda a semana estão ainda agendados plenários sindicais em dezenas de locais de trabalho da indústria, do sector social, da educação e da administração local.