A Câmara de Sousel lamentou hoje “profundamente” a morte do antigo presidente do Município Armando Varela e anunciou que decretou luto municipal “até ao dia em que se realizem as cerimónias fúnebres”.

Em comunicado publicado na sua página oficial na rede social Facebook, consultada pela agência Lusa, o Município de Sousel manifestou “profundo pesar” perante a morte do antigo autarca e disse associar-se “ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos”.

“O Município de Sousel lamenta profundamente o falecimento do antigo autarca Armando Jorge Mendonça Varela, ocorrido este domingo, dia 19 de Março de 2023, aos 57 anos de idade”, pode ler-se no comunicado.

Natural da freguesia de Casa Branca, Armando Varela foi eleito vereador naquele Município, pelo PSD, no mandato 2001-2005.

Depois, entre 2005 e 2017, foi presidente da Câmara de Sousel, eleito pelo PSD, e, nas últimas eleições autárquicas, concorreu de novo ao cargo, mas perdeu para o socialista Manuel Valério.

Desempenhou ainda funções em várias associações e entidades do concelho de Sousel e, no último mandato autárquico, foi vereador na Câmara de Portalegre, também eleito pelos sociais-democratas.

A Comissão Política Distrital de Portalegre do Partido Social-Democrata, órgão que foi presidido por Armando Varela entre 2016 e 2019, também já lamentou a morte do social-democrata.

Igualmente na sua página na rede social Facebook, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que foi presidida por Armando Varela, lamentou o falecimento do antigo autarca.

O dia de hoje “fica marcado para o Alto Alentejo pelo inesperado e brutal desaparecimento de Armando Varela”, disse a CIMAA, lembrando um “autarca de convicções fortes”, que deixa “um exemplo de trabalho e dedicação às causas que abraçou”.

“À família, amigos e conterrâneos em geral, a CIMAA manifesta profundo pesar e sentidas condolências, certamente partilhadas por todos os que têm pugnado por um território onde viver seja um privilégio”, pode ler-se no comunicado.

O antigo presidente da Câmara de Sousel morreu hoje na sequência do despiste do motociclo em que seguia, disse à agência Lusa fonte do partido.

Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Alentejo indicou que o acidente ocorreu na Estrada Nacional 370 (EN370), na União de Freguesias de Alcórrego e Maranhão, no concelho de Avis.

De acordo com o comando sub-regional, nas operações de socorro estiveram envolvidos 13 operacionais, auxiliados por seis veículos, entre os quais a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de Portalegre e uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Ponte de Sor.

RRL (HYT) // JPS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Gavião organiza XIIII Jornadas Gastronómicas do Feijão Frade

A Câmara Municipal de Gavião promove, de 19 a 21 de Setembro, as XIII Jornadas Gastronómic…