A arte contemporânea aliada a conhecimentos arqueológicos, geológicos, astronómicos e da comunidade dá o mote para um novo festival que começa no domingo, no concelho de Montemor-o-Novo.
Organizado pela plataforma cultural e artística The Cera Project, o DUSK Festival de Arte Contemporânea decorre, durante duas noites, no domingo e na quarta-feira, respectivamente, nos concelhos de Montemor-o-Novo e de Loulé, e mobiliza artistas como Cristina Ataíde, Pauliana Valente Pimentel, o escocês Eddie Summerton e o espanhol Pedro G. Romero, entre outros.
O evento, com entrada gratuita, apresenta “um programa com curadoria de Nuno Sacramento e Inês Valle, onde a arte contemporânea será articulada com conhecimentos arqueológicos, geológicos, astronómicos e da comunidade local”, salientou a organização.
No DUSK Festival de Arte Contemporânea, vão ser apresentadas obras de mais de 30 artistas visuais oriundos de Portugal, Espanha, Escócia, Islândia e Nigéria.
Os artistas, assinalou a organização, são “de diferentes gerações e de contextos geopolíticos diversos, porém, todos provenientes de culturas com estreitas ligações às pedras e à geologia”.
“Inspirados por eles, vão apresentar performances, projeções de filmes, palestras, passeios nocturnos, eventos e projectos ao longo de duas noites, no interior do Alentejo e Algarve”, adiantou a organização.
Segundo a organização, as iniciativas da primeira edição deste festival realizam-se no domingo, a partir das 20:00, na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo, e, na quarta-feira, com início à mesma hora, na Fonte da Lagoa da Nave, em Loulé.
Entre os artistas participantes, encontram-se os nigerianos Ademola Onibonokuta e Àsìkò, os escoceses Eddie Summerton e Jessica Ram, os islandeses Gunnhildur Hauksdóttir e Egill Sæbjörnsson e o espanhol Pedro G. Romero.
Já o contingente português que participa no evento é constituído por AnaMary Bilbao, Cristina Ataíde, Fernando J. Ribeiro, Luís Palma, Tiago Duarte, Pauliana Valente Pimentel e Rui Martins & Isaque Andrade.

A iniciativa conta com o apoio da Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Despiste seguido de capotamento provoca dois feridos em Elvas

Na manhã desta terça-feira, 23 de setembro, ocorreu um acidente rodoviário na Rua Humberto…