A Bandeira Nacional, hasteada na rotunda do Aqueduto da Amoreira, foi furtada na madrugada desta sexta-feira, 4 de Agosto, e substituída por uma bandeira da Rússia.

Desconhece-se a autoria do gesto, tendo já a bandeira portuguesa sido reposta, pelas 8:17h, por trabalhadores do município de Elvas.

Habitualmente a bandeira da Rússia é conhecida apenas pelas suas cores tricolor e a exibida no mastro da rotunda em Elvas possuía o brasão, assemelhando-se à versão da bandeira presidencial daquele país.

O presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, condenou o acto de vandalismo que se configura num “crime público”, garantindo que a autarquia vai fazer participação “às autoridades competentes”.

“Venho publicamente repudiar não apenas este como todos os atos de vandalismo de que seja alvo o nosso Património. Ainda para mais quando está em causa um dos principais signos de identidade da nossa Nação”, sublinhou o autarca.

Há precisamente uma década, em 2013, Elvas acolheu as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Desde então que uma Bandeira Nacional de grandes dimensões se encontra hasteada em permanência junto ao Aqueduto da Amoreira.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Feira de Maio dura até 19 de Maio e conta com novidades

A Feira de Maio, em Elvas, decorre até domingo, 19 de Maio, no Parque da Piedade, e este a…