A Bandeira Nacional, hasteada na rotunda do Aqueduto da Amoreira, foi furtada na madrugada desta sexta-feira, 4 de Agosto, e substituída por uma bandeira da Rússia.
Desconhece-se a autoria do gesto, tendo já a bandeira portuguesa sido reposta, pelas 8:17h, por trabalhadores do município de Elvas.
Habitualmente a bandeira da Rússia é conhecida apenas pelas suas cores tricolor e a exibida no mastro da rotunda em Elvas possuía o brasão, assemelhando-se à versão da bandeira presidencial daquele país.
O presidente da Câmara de Elvas, José Rondão Almeida, condenou o acto de vandalismo que se configura num “crime público”, garantindo que a autarquia vai fazer participação “às autoridades competentes”.
“Venho publicamente repudiar não apenas este como todos os atos de vandalismo de que seja alvo o nosso Património. Ainda para mais quando está em causa um dos principais signos de identidade da nossa Nação”, sublinhou o autarca.
Há precisamente uma década, em 2013, Elvas acolheu as comemorações oficiais do 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Desde então que uma Bandeira Nacional de grandes dimensões se encontra hasteada em permanência junto ao Aqueduto da Amoreira.



