Trinta e três jovens participaram nos dias 3 e 4 de Agosto em acções de limpeza junto à Ermida de Nossa Senhora da Enxara e na Barragem do Caia, em Campo Maior, numa iniciativa que permitiu retirar dos terrenos um total de 43 quilos de lixo.

Tratou-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Campo Maior e o projecto “Guardiões” através dos Clubes de Verão promovidos pela autarquia.
Na quinta-feira, 3 de Agosto, estiveram com 19 jovens junto à Ermida de Nossa Senhora de Enxara, um local muito frequentado na altura da Páscoa – numa acção de limpeza geral. No total foram recolhidos 27 quilos de lixo, entre plásticos (embalagens, latas e pacotes), vidros de garrafas e papéis.
Na sexta-feira, 4 de Agosto, junto à Barragem do Caia, mais de 14 jovens recolheram 16 quilos de lixo na zona envolvente ao parque de estacionamento e nas margens da albufeira. Essencialmente foram ‘retirados’ do meio ambiente peças de plástico, latas, garrafas, papel, papel higiénico, toalhitas, máscaras de respiração covid-19 e roupa, desde meias a sapatos e cuecas.

Para Jorge Martins, coordenador do projecto “Guardiões”, a participação nesta acção e a parceria com o Município de Campo Maior possibilitaram solidificar a vertente pedagógica, de cidadania e as mensagens de sustentabilidade junto destes jovens.
“Queremos contribuir para a formação das novas gerações e conseguir, através da educação e de ações concretas, mudar mentalidades. Além dos dias muito bem passados, não há nada como aliarmos a boa-disposição e o divertimento a um trabalho cívico constante”, realçou.