A vereadora Tânia Rico, do PSD, votou contra o ponto relativo às áreas e lotação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC) do Município de Elvas após a obra de requalificação, o qual foi discutido e analisado na reunião de Câmara de quarta-feira, dia 9 de Agosto, realizada na Calçadinha.
De acordo com a autarca, “o investimento a ser feito deveria ser na relocalização do CROAC de Elvas e não na sua requalificação”.
“Actualmente localizado nas instalações da Abegoaria Municipal, onde trabalham e fazem refeições cerca de cem pessoas, e na área residencial do Bairro da Boa Fé, o CROAC é um risco para a saúde e bem-estar público”, afirmou, acrescentando que “o barulho e o mau cheiro dos dejectos animais é um incómodo quer para os moradores quer para os funcionários da Abegoaria e pode ser um foco de transmissão de doenças”.
Ainda segundo Tânia Rico, “a requalificação deste espaço, o qual aumentará a lotação, irá agravar ainda mais os problemas atrás descritos”.
“A implantação neste local foi um erro, tendo em conta que a recomendação geral para a localização destes espaços é em zonas afastadas de focos habitacionais por questões de higiene e saúde pública”, referiu. Todos os restantes pontos da ordem de trabalhos foram aprovados pela vereadora Tânia Rico.