A GNR recebeu sexta-feira, dia 22 de Setembro, pelas 23 horas, uma comunicação sobre uma suposta situação de agressões (possível esfaqueamento) no interior de uma habitação em Chancelaria, Alter do Chão.
De imediato deslocaram-se para o local duas patrulhas do Comando Territorial de Portalegre. Chegados ao local, os militares da Guarda depararam-se com um indivíduo bastante alterado, no interior da sua habitação, que ameaçava suicidar-se e provocar uma explosão de duas botijas de gás. Ao aperceber-se da presença das patrulhas, o suspeito correu em direcção aos militares ameaçando com uma faca e um vidro. Em ato imediato, o suspeito conseguiu introduzir-se na viatura da Guarda e colocou-se em fuga.
Atenta a situação, foram accionadas diversas patrulhas do Comando Territorial de Portalegre, dos Comandos mais próximos, da Unidade Nacional de Trânsito e Unidade de Intervenção no sentido de conseguir localizar e deter o suspeito e recuperar a viatura. Durante a madrugada de hoje, foi possível localizar e deter o suspeito bem como recuperar a viatura da GNR, na localidade de Vila Nova da Barquinha. Foi accionada assistência médica para o local, pois o detido apresentava alguns ferimentos não relacionados com a intervenção da Guarda.
O detido, com antecedentes criminais, será presente ainda hoje no Tribunal Judicial de Tomar.
Foi aberto processo de averiguações, para melhor apuramento dos factos.