Para assinalar o mês da sensibilização do Cancro da Mama, o Crédito Agrícola e a sua seguradora do ramo vida, a CA Vida, vão comparticipar a compra de um mamógrafo digital directo, instalado em unidade móvel de rastreio de cancro da mama, através de um donativo conjunto de 15.000 euros.
A doação ocorre durante o “Outubro Rosa”, mês de sensibilização do cancro da mama, onde se assinalam o Dia Mundial da Saúde da Mama, a 15 de Outubro, e o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, a 30 de Outubro.
O contributo do Crédito Agrícola e da CA Vida pretende apoiar a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), na consciencialização e prevenção do cancro da mama, comparticipando um novo equipamento que será útil para as campanhas gratuitas de rastreio desta doença, que permitem o diagnóstico de centenas de cancros em fase inicial.

A cerimónia de entrega do cheque simbólico à LPCC decorreu na Caixa Central, edifício sede do Grupo CA, e contou com a presença de Licínio Pina, presidente do Grupo Crédito Agrícola, Nelson Maurício, membro do Conselho de Administração Executivo da CA Vida e Francisco Ferreira, presidente da Direcção Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Com este donativo, o Grupo CA pretende impactar e contribuir para o rastreio e tratamento do cancro da mama, sendo que, em Portugal, só em 2020, foram diagnosticados cerca de 7.000 novos casos de cancro da mama e 1.800 mulheres morreram com esta doença.
Até 2020, graças ao trabalho da LPCC, já tinham sido realizadas mais de 4,3 milhões de mamografias de rastreio e encaminhadas para diagnóstico e tratamento mais de 20.000 mulheres, o que permitiu um tratamento menos agressivo, mais eficaz e, em muitos casos, a cura total.