O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, disse segunda-feira, 23 de Outubro, no hospital de Portalegre no final da iniciativa “Saúde Aberta”, que decorreu neste distrito alentejano, que tem de ser encontrada “uma boa solução” para os portugueses a nível de saúde.

“Precisamos de melhor acesso à saúde, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de ser reorganizado e precisamos, também, de melhorar para os profissionais desta área, nomeadamente os médicos”, frisou.

Em relação à iniciativa “Saúde Aberta”, o ministro da Saúde fez um balanço positivo da sua visita ao distrito de Portalegre, considerando ter sido “uma jornada muito importante de proximidade” para valorizar o SNS, que é “insubstituível” no pais e nas regiões do interior, em particular.

No entanto, o governante reconheceu que o distrito de Portalegre apresenta “dificuldades” na área dos cuidados de saúde, sublinhando que é uma região com “cobertura plena” na área dos cuidados de saúde primários.

O ministro da Saúde voltou a ser questionado sobre o encerramento do serviço de urgência médico-cirúrgica do hospital de Portalegre entre as 14:00 de quinta-feira e as 08:00 do dia seguinte, devido ao facto de os médicos se recusarem a realizar mais horas extraordinárias além das obrigatórias.

Durante esse período, os utentes foram reencaminhados para o hospital de Elvas, também no distrito de Portalegre.

“Felizmente, com o funcionamento em rede do SNS, nós tivemos dificuldades em Portalegre que puderam ser colmatadas, garantido o serviço em Elvas. Não é o desejável, mas é a demonstração de que mesmo em circunstâncias difíceis nós conseguimos operar alternativas que permitem um serviço à população”, disse.

“Eu tenho a expectativa de que, quer no esforço de negociação com os sindicatos médicos, quer no esforço de reorganização das urgências, nós vamos encontrar soluções de maior estabilidade para o serviço de urgência”, finalizou.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alandroal investe 148 mil euros em novo reservatório e sistema de rega no Complexo Desportivo Miguel Figueiredo Lérias

O município de Alandroal deu início às obras de substituição do depósito de água para rega…