A Igreja do Mosteiro de São Bento de Cástris volta a abrir as suas portas à comunidade, com a realização de uma Celebração Eucarística no próximo dia 7 de dezembro pelas 12.00 horas, presidida pelo Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho.

Esta celebração, que se reveste de grande significado religioso, social e cultural, é aberta a toda a população.

A fundação desta igreja monástica erguida sobre uma antiga ermida dedicada a S. Bento, data de 1328.

O monumento perdeu a sua vocação inicial em 1890, data da morte da última freira, Joana Isabel Baptista, tendo passado para a posse do Estado. Desde essa data até à atualidade teve várias utilizações, tendo servido até 2005, como Casa Pia masculina.

A igreja, o mosteiro e a cerca estão classificados como Monumento Nacional pelo Decreto-lei 8218, publicado no Diário do Governo nº. 130, de 29/06/1922. Desde 2012 este monumento está afeto à Direção Regional de Cultura do Alentejo que ali tem realizado várias intervenções com vista à sua recuperação. “Têm-se realizado várias empreitadas que nos permitiram recuperar parte considerável deste importante conjunto monumental. As condições financeiras da DRC ao longo destes anos não nos permitiram ainda recuperar todo o monumento”, indica a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

A Direção Regional de Cultura do Alentejo quando se aproxima o final da sua missão em 31 de dezembro solicitou a colaboração da Arquidiocese, no sentido de podermos novamente abrir a Igreja ao culto regular encerrando assim a nossa missão ao longo destes 12 anos e passando a tutela para o PC IP (Património Cultural, Instituto Público com sede no Porto).

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Início da semana com céu limpo e pequena descida de temperatura

Céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral Norte e Centro. Vento por …