O executivo da Câmara Municipal de Elvas reuniu ontem, 10 de Janeiro, e o Movimento Cívico Por Elvas já reagiu, dando ênfase ao êxito do evento “Elvas Cidade Natal” e ao aumento de 30% do número de turistas na cidade.
“É-nos muito grato constatar o enorme orgulho de todo o executivo com relação ao êxito alcançado pelo evento “Elvas Cidade Natal”, evento este que durante a época natalícia trouxe milhares de visitantes ao Centro Histórico de Elvas, momento inequivocamente atrativo e familiar, motor de divertimento e partilha entre miúdos e graúdos, permitindo-nos constatar que este evento está a ganhar cada vez mais adeptos, consolidando-se de ano para ano”, indica o movimento.
Fonte do MCPE sublinha que os números de visitantes apresentados pelo executivo dão conta de “mais de 10 mil entradas na Pista de Gelo, mais de 17.000 visitas à exposição da Casa da Cultura, as entradas no Parque de Estacionamento da Praça da República que, no ano passado foram cerca de 1.700, aumentaram este ano para 6.800. Também o Comboio Turístico registou também um aumento exponencial de utentes, passando dos 300 registados o ano passado para os 900 registados este ano no mesmo período”.
O Movimento Cívico diz ainda que o evento “Elvas Cidade Natal” apresentou “um saldo económico muito vantajoso para a Cidade” e “é mais um claro exemplo da forte aposta do atual executivo na dinamização do Centro Histórico de Elvas, reflexo inquestionável da importância deste tipo de eventos é o aumento de 30% do número de turistas que visitaram a nossa cidade”.
Em matéria de investimentos de âmbito social, o movimento da Espiga salienta que a futura abertura do Centro de Convívio do Bairro de Santo Onofre e o fato de estar a ser analisada pelo IPP a viabilização do aproveitamento dos pavilhões sobrantes do antigo Ciclo Preparatório de Santa Luzia para a ampliação da Escola Superior Agraria de Elvas. A instituição de ensino superior, dada a sua futura ampliação física e curricular, irá mudar de nome.
O Movimento Cívico por Elvas revelou, em comunicado, que as comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas contarão com a presença da ministra da Defesa, Helena Carreiras.
“No âmbito da dinâmica de transparência económica é de louvar a excelente gestão financeira do atual executivo que, desde a sua tomada de posse, que não só veio restituir a saúde financeira à autarquia, mas também gerar a capitalização necessária para fazer face aos diversos investimentos fundamentais para o desenvolvimento do nosso concelho”, sublinha fonte do movimento.
O MCPE realçou ainda a contratação a tempo indeterminado de mais 28 novos assistentes para as escolas do concelho, naquilo que diz ser “um contributo para passo a passo ir eliminando as situações de precariedade laboral que assolam o nosso concelho”.
“Muito interessante e importante a sintonia mostrada pela totalidade do atual executivo na aprovação por unanimidade, dos vários pontos previstos na ordem do dia, tanto no âmbito socioeducativo, como no âmbito dos eventos, como no âmbito cultural e turístico, como no âmbito do ambiente, da manutenção e da limpeza urbana e como no âmbito do desporto. Francamente positiva e de grande importância para todo o Concelho a iniciativa de sensibilização e formação que irá ser desenvolvida pelo Município, no intuito de avançar para uma recolha seletiva de bio resíduos”, concluiu.