A cerimónia de tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Académica da Universidade de Évora, onde Ana Beatriz Calado, estudante de Arquitectura, assumiu a liderança da nova equipa de dirigentes, teve lugar no passado sábado, dia 13 de Janeiro.
No seu discurso, a presidente referiu que “são 45 anos de história, cheios de dificuldades e conquistas realizadas pelas equipas que por esta casa passaram”.
As dificuldades “foram enfrentadas com resiliência”, e as vitórias “são testemunhas do compromisso contínuo desta associação em proporcionar uma experiência enriquecedora para todos os que passaram por esta instituição”.

“Vivemos num período atípico, onde as certezas são poucas e as incertezas são muitas. 2024 é um ano marcado por eleições e mudanças no País e, por isso, teremos dificuldades a nível nacional”, disse ainda.
Ana Beatriz Calado apresenta uma posição de defesa da implementação de iniciativas destinadas a melhorar o ambiente académico, a representar a voz de todos os estudantes e a envolver activamente o meio académico na cidade universitária.
Além disso, destaca a importância de estabelecer uma sólida ponte de ligação entre a cidade de Évora e os estudantes e reconhece a relevância do acesso à cultura e da sua divulgação no contexto estudantil como um dos pontos centrais de sua agenda.