A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou, entre as 00:00 e as 09:30 de hoje, 76 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nas regiões do Algarve e do Alentejo.
“Até às 09:30 foram registadas 76 ocorrências em todo o país, a maioria no Alentejo, com 17, e Algarve, com 12”, disse à Lusa o comandante José Rodrigues.
No que diz respeito à tipologia, houve registo de inundações da via pública, movimentos de massa e queda de estruturas e de árvores e limpezas de via, sem vítimas ou danos de maior.
“Estiveram empenhados nas ocorrências 256 operacionais, com o apoio de 103 veículos”, indicou.
Portugal continental está hoje a ser afetado pela depressão Juan, com chuva por vezes forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em Elvas registaram-se várias inundações e entupimentos em vários locais. Uma delas no parque de estacionamento da Avenida Garcia de Orta, no centro histórico da cidade, em que os bombeiros tiveram de extrair água junto às viaturas estacionadas.
Em Barbacena, a corporação acudiu a uma inundação por precipitação no Bairro Novo.
Em Campo Maior, a Estrada do Retiro, que liga esta localidade e a cidade vizinha de Badajoz, em Espanha, encontrava-se cortada ao meio-dia. Algumas estradas municipais estão com a circulação automóvel condicionada devido a vários lençóis de água.

Meteorologia: Estado do Tempo coloca distritos do Alentejo com aviso amarelo

O IPMA prevê também nos pontos mais altos da serra da Estrela a queda de neve, que “deverá acumular acima de 1.400/1.600 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para os 1.200/1.400 metros”.
Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento “no litoral a sul do Cabo Mondego e nas terras altas, em especial do Centro e Sul, com rajadas até 70 quilómetros/hora.
Os distritos de Évora, Castelo Branco, Faro, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre estão sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) até às 12:00 de hoje, por causa da chuva.
Guarda e Castelo Branco estão no mesmo nível por causa da queda de neve, também até às 12:00.
O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Ribeira do Cancão, em Elvas, junto ao Bairro da Belhó/Raposeira
Estrada Nacional 373, entre Campo Maior e o cruzamento para a Barragem do Caia
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Campo Maior: GNR ‘transforma’ recolha de tampas em solidariedade

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior e …