Os jantares temáticos da Escola de Hotelaria de Turismo de Portalegre são uma ecrã de divulgação que mostra a aliança entre a eficiência pedagógica e a confiança que os empresários do sector depositam na qualidade de formação dos alunos. São também uma oportunidade para os formandos trabalharem em contexto real tanto na cozinha como em sala.
Com uma regularidade cada vez mais frequente, empresários interessados em mostrar os produtos e as actividades que desenvolvem, recorrem ao Restaurante “A Fábrica”, situado na escola, para proporcionar a um grupo de convidados experiências gastronómicas de excelência apresentadas de forma irrepreensível.
Neste espírito, na noite de quarta-feira, 24 de Janeiro, a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre recebeu a o Chef Joackim Korper (com uma estrela Michelin) e a Chef Cintia Korper, que com a colaboração do Chef Miguel Picado e do Chef Cristiano Louro prepararam um jantar para dar a conhecer os vinhos da Teixinha.
O casal João e Rita Soares envolveu-se com especial ilusão no evento que contou com uma criteriosa escolha de participantes seleccionados para provar ”os vinhos de excepção” que estão a ser produzidos numa quinta situada no topo da Serra de São Mamede, de que são proprietários. A Teixinha é o projecto mais recente da família Soares, que trouxe para o norte Alentejo o conceito implementado na Herdade da Malhadinha Nova, situada em Beja.
Os empresários fizeram-se acompanhar por um significativo número de colaboradores que com eles têm vido a desenhar um modelo de organização cujo sucesso enraíza no elo entre a família de sangue e a família empresarial.















A abrir o jantar desenhado pelo Chef Joackim Korper os convidados desfrutaram de um Amuse que incluiu croquete de bacalhau, chouriço crocante e gel de salsa; tartelete de legumes; tártaro de novilho e cracker de parmesão. Acompanhou um Monte da Peceguinha Rosé Magnum de 2022.
À mesa, a refeição teve como entrada carpaccio de camarão da Costa e texturas de cogumelos. Os vinhos: Teixinha Field Branco 2021 e Teixinha Roupeiro Branco 2021.




O prato principal, bochecha de porco preto, puré de maçã, batata souflé e molho Teixinha tinto, ditou a passagem para os tintos: Teixinha Field Blend Tava Tinto 2021 e Teixinha Field Blend Barrica Tinto 2021.
À sobremesa o caramelo deu a nota dominante e rendeu todos os presentes com uma composição requintada tanto na apresentação como no sabor: texturas de caramelo e pera bêbeda em Teixinha branco. Gelado de caramelo salgado, toffie de caramelo e sponge cake de iogurte. Foi servido um Malhadinha Late Harvest 2020.
O jantar permitiu também celebrar ao mais alto nível o Dia Internacional da Educação.